Efeito Estufa
O que é efeito estufa?
O Efeito Estufa é um fenômeno natural que mantém a temperatura da Terra. Ele é consequência da concentração de gases na atmosfera, formando uma camada permeável aos raios solares, mas que mantêm a absorção de calor.
A gente pode até ter essa impressão, mas o Efeito Estufa não é sinônimo de problema ou de algo negativo. Ele é necessário e bom. Afinal, é preciso manter o planeta aquecido…
Qual a importância do efeito estufa?
O nosso planeta possui uma temperatura própria, sendo esse calor proporcionado pelo fenômeno do Efeito Estufa.
Se esse fenômeno natural deixasse de existir, o nosso planeta iria ser extremamente frio, podendo gerar consequências graves. Haveria a morte de diferentes seres vivos, como as plantas, animais e principalmente o ser humano!
Como é o processo do efeito estufa?
Alguns raios solares chegam até a superfície da terra, outros nem entram porque são barrados na camada de gases da atmosfera.
Os que atingem a superfície, aquecem a terra e irradiam o calor. Mas esse calor irradiado não consegue sair totalmente do planeta, porque uma parte fica retida pela atmosfera.
Para exemplificar, o efeito estufa é como um carro com as janelas fechadas estacionado no sol:
O vidro do carro não barra a luz solar de atravessar o seu interior, então o carro esquenta. No entanto, a saída do ar é impedida pelo vidro. Assim, a temperatura no interior do carro aumenta!
O que causa o efeito estufa?
Essa pergunta é um pouco estranha, pois já vimos que o efeito estufa é um fenômeno natural, causado pela absorção de calor pela atmosfera.
Porém, existem elementos que intensificam esse processo:
A queima de combustíveis fósseis, as queimadas nas florestas, a criação de gado e pastagens são fatores que colaboram para o aumento do efeito estufa.
Os vulcões também são responsáveis por produzir gases e lançá-los na atmosfera, o que gera ainda mais o aumento do efeito estufa. Um único vulcão, o Bardarbunga na Islândia, por exemplo, já emitiu mais gases poluentes que toda a Europa. Três vezes mais!
É importante ressaltar que as mudanças climáticas que ocorrem estranhamente, como o aumento da temperatura média, é denominado aquecimento global. Este é um outro fenômeno, não confunda!
Os principais gases que costumam cair nas atividades de efeito estufa são:
Monóxido de Carbono (CO);
Dióxido de Carbono (CO2);
Clorofluorcarbonos (CFC);
Óxido de Nitrogênio (NxOx);
Dióxido de Enxofre (SO2);
Metano (CH4);
Vapor de água (H2O).