A Formação do Universo

        A teoria científica que explica a origem do Universo mais aceita atualmente é a Teoria do Big Bang.  Segundo esta teoria, toda a matéria que existe estaria, há cerca de 15 bilhões de anos atrás, extraordinariamente  concentrada em um só ponto. 

Repentinamente, toda a matéria contida neste ponto foi se expandindo e se fragmentando dando origem  a imensas nuvens de gás e poeira. Essas nuvens, chamadas nebulosas, são grandes massas de matéria e, dentro  delas, os gases foram se concentrando em determinadas regiões. Nos pontos onde a quantidade de matéria era  suficientemente grande para que a temperatura alcançasse cerca de 15 milhões de graus Celsius, começaram as  reações nucleares, ou seja, os núcleos dos átomos (partículas infinitamente pequenas que formam a matéria) se  fundiram. Átomos de hidrogênio se transformaram em hélio, liberando enormes quantidades de energia na  forma de luz e calor. Nasciam as estrelas. 

Devido à força gravitacional, os gases e as estrelas recém-formadas foram atraídos formando áreas de  material mais denso, os agrupamentos galácticos ou galáxias que podem apresentar bilhões de estrelas. Nossa  galáxia é a Via Láctea. Nossa estrela é o Sol. Ele transforma toneladas de hidrogênio em hélio a cada segundo. O  Sol possui combustível suficiente para produzir energia e sustentar a vida na Terra por mais 5 bilhões de anos aproximadamente. 


A formação do Sistema Solar

 

Nosso Sistema Solar começou a se formar a mais ou menos 5 bilhões de anos. O que sobrou da matéria  que formou o Sol, foi se agrupando, dando origem aos planetas e seus satélites. (Fig. 1) 


Fig. 1: Hipótese para os estágios de formação de uma estrela e seus planetas.   


A formação da Terra

 

A Terra é um dos planetas que giram em torno do Sol. É o nosso lar e, devido à sua distância do Sol, ela  recebe a quantidade certa de luz e calor para permitir que a água se apresente no estado líquido, ao contrário dos  demais planetas do sistema solar. Sua atmosfera atual é composta, principalmente, de nitrogênio e oxigênio.  Além disso, apresenta uma camada de um gás protetor, o ozônio. Essa camada permitiu que animais e vegetais se  desenvolvessem fora da água e conquistassem o ambiente terrestre. 

Mas a Terra nem sempre foi assim. Ela também se formou da matéria que sobrou da formação do Sol. De  início a temperatura era muito elevada. Tão elevada que não existiam rochas. Tudo era pastoso, derretido pelo  imenso calor. Aos poucos o planeta foi esfriando e a crosta terrestre se solidificou. A atmosfera encheu-se de  vapor d’água trazida por meteoritos que caíram na Terra. O vapor se condensou, formaram-se as nuvens e as chuvas desabaram sobre a crosta terrestre durante milhares de anos formando os rios, mares e oceanos. Não  havia aqui uma única planta, um único animal. Nem mesmo micróbios aqui viviam. Os primeiros seres vivos que  surgiram eram bem simples e evoluíram ao longo da história da Terra por seleção natural.