Conceitos Ecológicos

A ecologia é a área da Biologia que estuda todas as relações dos seres vivos entre si e destes com o meio ambiente.

 

Conceitos básicos

 

Meio ambiente: é o conjunto de condições físicas e biológicas que cercam os indivíduos, sendo essas condições fundamentais para a sobrevivência dos mesmos, isto é, tudo que está presente no meio ambiente e que envolve o indivíduo.

 

Meio abiótico: é o conjunto de aspectos ambientais que não é dotado de vida como; condições climáticas, taxa de oxigênio, gás carbônico, água, pressão atmosférica, luminosidade etc.

 

Meio biótico: é o conjunto de todos os seres vivos, incluindo até aqueles que morreram recentemente, sendo que neles, algumas células ainda estão vivas e metabolizando, portanto produzindo energia.

 

Ecobiose: é a relação existente entre os seres vivos e o ambiente em que vivem, isto é, o sistema ou meio abiótico, não vivo. Um bom exemplo de ecobiose é a nossa relação com a atmosfera do planeta, pois estamos expostos a uma certa temperatura ambiental, uma pressão atmosférica, uma concentração de diversos gases.

 

Alelobiose: é a relação que ocorre entre os seres vivos de qualquer espécie com outro ser vivos da mesma espécie ou de espécie diferente. O relacionamento entre duas pessoas, a relação alimentar entre um predador e uma presa ou qualquer relação que envolve dois ou mais seres vivos é um bom exemplo de alelobiose.

 

Habitat: é o local específico onde o indivíduo vive (sinônimo de casa). É onde mora o ser vivos. Como exemplo temos nossas casas, a toca onde vive um tatu, o ninho onde vive um casal de pássaros.

 

Nicho Ecológico: é a função que o organismo desempenha no ambiente, é como se fosse a profissão do indivíduo, o que é caracterizado pelos hábitos, tudo que o organismo faz no ambiente onde vive, no seu dia-a-dia.

 

Cadeia alimentar: é uma sequência de níveis tróficos. Dizemos que os autotróficos são os produtores do ecossistema. Para se alimentarem, os animais herbívoros se alimentam diretamente dos vegetais; por isso, são chamados de consumidores primários. Eles servem de alimento aos carnívoros, que são os consumidores secundários. Um animal que mata e devora outro é denominado predador. 0 animal devorado é a presa. Esses carnívoros podem servir de alimento a outros carnívoros, que são os consumidores terciários, e assim por diante, formando uma cadeia alimentar. 

Teia alimentar: é um entrelaçado de cadeias alimentares. Muitos animais têm alimentação variada; outros servem de alimento para mais de uma espécie. Numa comunidade biológica o conjunto de cadeias alimentares interligadas forma uma teia ou rede alimentar que se completa com os decompositores, indispensáveis ao equilíbrio do ecossistema.


Decompositores: são bactérias e os fungos saprófitas que atuam sobre os cadáveres expostos ao ambiente. Quando qualquer organismo morre, esses microrganismos atuam na oxidação das moléculas orgânicas e promovem sua degradação, liberando os átomos componentes da matéria de volta ao ambiente para serem reutilizados por outros seres.


População: é o conjunto de organismo de uma mesma espécie que vive em um certo local em um mesmo período de tempo


Biocenose ou comunidade biológica: é o conjunto de espécies vivas que habita determinada região do ecossistema e que se relaciona com um certo grau de interdependência, isto é, um conjunto de diversas espécies diferentes e inter-relacionadas que vive em uma mesma região.


Bioma: é uma região de um ecossistema que apresenta características bem peculiares como um clima típico, determinado relevo, espécies típicas de seres vivos. Temos muitos exemplos como o cerrado, o manguezal, a savana e outros.


Ecótono ou Ecótone: é uma zona de transição entre dois ecossistemas contíguos (vizinhos) que apresenta características intermediárias e espécies dos dois ecossistemas. Um exemplo característico é a região do Agreste, encontrada ocupando o ambiente entre a caatinga e a mata atlântica.


Biosfera: é o conjunto de todas as regiões do planeta onde encontramos seres vivos. Se estende desde a atmosfera, com muitos quilômetros de altura, passando por todos os continentes, mares, oceanos, até as fossas abissais, com muitos quilômetros de profundidade, onde existem seres vivos.