Animais Vertebrados

    Os animais vertebrados pertencem ao reino Animalia, e ao Filo Chordata. Esses animais têm vértebras, isto é, os ossos formam a coluna vertebral. 

    Nem todos os animais vertebrados possuem coluna vertebral, um exemplo disso são os ágnatos ou ciclostomados, que são peixes primitivos, sem mandíbulas e maxilas.

    Além dos Ágnatos, os peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos pertencem ao subfilo dos animais vertebrados.


Principais características dos animais vertebrados


    A principal característica entre os animais vertebrados é a presença de medula espinhal e coluna vertebral, que é formada por diversas vértebras. Os vertebrados possuem músculos e esqueleto, proporcionando a realização de movimentos mais difíceis que os animais invertebrados. 

    Muitos animais vertebrados possuem um sistema nervoso desenvolvido, tendo o sistema central construído pelo cérebro e pela medula espinhal. Os chamados animais vertebrados inferiores são controlados, em grande parte das vezes, pelo cérebro. O cérebro desempenha o papel de orientar as funções dos órgãos sensoriais. 

    Esse tipo de animal vertebrado possui o cérebro mais extenso, propiciando a troca de informações mais intensa entre diferentes partes do corpo. Os músculos e o esqueleto montam estruturas necessárias para que os animais se adequem à forma de vida que levam. 

    Todos os vertebrados apresentam cabeça e crânio contornando o encéfalo. Na fase embrionária eles apresentam crista neural, que cria estruturas como as cefálicas. A respiração dos animais vertebrados é realizada por meio de brânquias, pulmões ou ainda pela pele.


Exemplos de animais vertebrados


    Como foi visto anteriormente, os animais vertebrados devem ter medula espinhal e uma coluna vertebral. Além disso, vimos um sistema nervoso central - cérebro e medula espinhal -, sistema muscular e esqueleto interno, que formam suas estruturas.

     Foi dito que a respiração pode ocorrer por meio de brânquias ou pulmões. Os órgãos apresentam tecidos: conjuntivo epitelial, vascular, muscular e nervoso.

O corpo dos animais vertebrados é constituído pela pele, que é formada por duas camadas: a derme (parte interna) e a epiderme (parte externa).


Mamíferos


    Os animais mamíferos possuem glândulas mamárias, permitindo que as fêmeas desse subgrupo produzam leite e amamentem seus filhotes.

    Os animais mamíferos apresentam o corpo revestido por pelo e possuem respiração pulmonar. 

   Alguns animais mamíferos: gato, cachorro, macaco, ser humano, onça, cavalo, carneiro, coelho, rato, urso, entre outros.


Aves


    As aves apresentam um copo revestido por penas. Esses animais nascem em ovos e possuem patas, bicos e asas. A respiração das aves é realizada através de pulmões.

   Várias espécies de aves podem voar. Isso permite que elas alcancem altas velocidades e percorrem grandes distâncias. 

    Aves que voam: cegonha, corvo, pomba, gavião, joão de barro, beija flor, entre outros.

    Aves que não voam: galinha, avestruz, ema, pinguim, entre outros.


Peixes


    Os peixes possuem a pele coberta por escamas, bexiga natatória e são capazes de respirar embaixo da água - respiração branquial -, por serem animais basicamente aquáticos.

    Esses animais podem ter esqueleto ósseo ou cartilaginoso, a cartilagem possui o mesmo papel dos ossos, entretanto, são mais flexíveis.

    Exemplos de peixes: tubarão, cavalo marinho, lampreia, peixe-palhaço, dourado, entre outros.


Répteis


    Os répteis possuem a pele coberta por escamas ou carapaças. A respiração é feita através de pulmões. Grande parte desses animais é terrestre e vivem próximos a ambientes aquáticos.

   Os répteis nascem de ovos que saem da cloaca. A partir daí, a temperatura ambiente irá determinar se a ninhada será formada por machos ou fêmeas.

    Exemplos de répteis: tartaruga, cobra, lagarto, lagartixa, jacaré, entre outros.


Anfíbios


    Os anfíbios apresentam uma pele lisa e úmida, sem pelos. Os ovos desses bichos se desenvolvem na água e quando adultos passam a viver na terra. Contudo, sempre em locais de alta umidade.

    O corpo do anfíbio pode se modificar no decorrer do seu amadurecimento até a fase adulta. Ao nascerem recebem o nome de girinos e apresentam respiração branquial, quando crescem se transformam e passam a ter respiração pulmonar. 

    Exemplos de anfíbios: rã, sapo, perereca, cobra-cega, salamandras, entre outros.