Membrana Plasmática ou Membrana Celular

 

ESTRUTURA E FISIOLOGIA CELULAR: MEMBRANA PLASMÁTICA

 

            A célula é a unidade morfológica e fisiológica dos seres vivos, com exceção dos vírus. Basicamente, pode ser classificada em dois tipos:

 

» Célula procariota - não possui núcleo verdadeiro delimitado por envelope nuclear (carioteca). Exemplo: organismos do reino Monera como as arqueas e as bactérias (Domínios Archaea e Bacteria).

» Célula eucariota - possui núcleo verdadeiro delimitado por envelope nuclear. Exemplo: protistas, fungos, animais e plantas (Domínio Eukaria).

 

MEMBRANA PLASMATICA OU MEMBRANA CELULAR

 

            Fina película lipoproteica que envolve, limita, protege e colabora no controle e na manutenção do equilíbrio dinâmico de todas as células. Formada por fosfolipídios e proteínas de acordo com o modelo do mosaico fluido.


» Funções da membrana:

 

• limitação do citoplasma, evitando o seu extravasamento;

• proteção da célula; seleção de substâncias;

• condução elétrica dos impulsos nervosos.

 

            Observações: Nos vegetais, além da membrana plasmática. Encontramos também a parede celular de celulose. É uma estrutura rígida, responsável pela forma estável da célula vegetal. Nos fungos, a parede celular é constituída de quitina e, nas bactérias, de peptideoglicano.

 

» Transportes de substâncias através da membrana

 

Pode ser de dois tipos:

 

• Passivo, sem gasto de energia, a favor do gradiente de concentração.

• Ativo, com gasto de energia, contra o gradiente de concentração.

 

            Observação: Existe também o transporte de massas, tipo especial de transporte ativo, com ruptura e regeneração da membrana.