BIOTECNOLOGIA: OS TRANSGÊNICOS

 

Desde a Antiguidade o ser humano vem selecionando e utilizando organismos com características que lhe interessam sob algum ponto de vista – alimentar, medicinal, ornamental ou econômico. Para isso, o ser humano desenvolveu ao longo dos anos uma ciência que passou a ser denominada Biotecnologia, composta de numerosas técnicas por meio das quais não apenas seleciona, mas também modifica organismos, ou seja, modificações no DNA dos animais, vegetais e bactérias.


Biotecnologia: conjunto de técnicas que permitem a seleção e a modificação de organismos.

A utilização de certas espécies de fungos na produção de pães, vinhos, antibióticos, e seleção de indivíduos que apresentam características genéticas vantajosas é um exemplo de Biotecnologia.

Nas últimas décadas a Biotecnologia tem se desenvolvido muito. A partir daí, a Genética e a Biologia Molecular passaram a desenvolver técnicas de manipulação de DNA in vitro à Biotecnlogia. Essas técnicas ficaram conhecidas como Engenharia genética, na qual o mais conhecido é transgenia.

A transgenia nada mais é do que uma evolução do melhoramento genético convencional, já que permite transferir características de interesse agronômico entre espécies diferentes. Isso quer dizer que essa tecnologia permite aos cientistas isolarem genes de microrganismos, por exemplo, e transferi-los para plantas, com o objetivo de torná-las resistentes a doenças ou mais nutritivas, entre outras inúmeras aplicações.

Transgênico é sinônimo para a expressão "Organismo Geneticamente Modificado" (OGM). É um organismo que recebeu um gene de outro organismo doador. Essa alteração no seu DNA permite que mostre uma característica que não tinha antes. Na natureza, sempre ocorreram (e ainda ocorrem) alterações ou mutações naturais.

Os genes contêm as informações que definem as características naturais dos organismos, como a cor dos olhos de uma pessoa ou o perfume de uma flor. Ao receber um ou mais genes de outro organismo, um vegetal pode se tornar resistente a pragas ou mais nutritivo, por exemplo.


VANTAGENS NO USO DE TRANSGÊNICOS

·          Reduzem custos e aumentam a produtividade.

·          Selecionam características desejáveis.

·          Reduzem a demanda de fertilizantes.

·          Possuem boa receptividade em mercados, como o norte-americano.

·          Conferem aumento de resistência a tipos específicos de pragas.

·          Conferem aumento de resistência contra herbicidas.

·          Melhoram a qualidade nutricional dos alimentos.

·          Induzem animais ou plantas a produzirem medicamentos e até vacinas.

 

DESVANTAGENS NO USO DE TRANSGÊNICOS

·          Impedimento pela Lei de Patentes do uso de sementes transgênicas por mais de uma vez.

·          Aumento de alergias nos consumidores.

·          Desenvolvimento de resistência bacteriana.

·          Potencialização dos efeitos de substâncias tóxicas.

·          Aumento de resíduos de agrotóxicos.

·          Criação de superpragas e superinvasoras.

·          Impossibilidade de controle sobre a natureza, alterando o equilíbrio dos ecossistemas.

·          Falta de garantia de que as sementes transgênicas são seguras ao meio ambiente e à saúde.




Caríssimo aluno (a), ao ler este texto, faça agora a Atividade da Recuperação Final de Biologia, pois as respostas desta atividade se encontra neste texto na qual você leu. Para você fazer a atividade, volte para a página principal ou clique no link abaixo: