Arroz com feijão


Alimentos de origem animal, como carne, leite, queijo, peixe e ovos, possuem proteínas completas ou de alto valor biológico, isto é, apresentam quantidade adequada de todos os aminoácidos essenciais (Obs.: aminoácido essencial é uma substância orgânica que o corpo não é capaz de fabricar).

 

Em geral, as proteínas presentes nos vegetais não possuem todos os aminoácidos na proporção adequada ao funcionamento do nosso organismo (Obs.: aminoácido é a menor unidade de uma proteína, ou seja, uma proteína é formada por vários aminoácidos unidos). Essas proteínas são incompletas, ou seja, um único tipo de vegetal nunca possui todos os aminoácidos essenciais. Entretanto, uma dieta variada, com mistura adequada de certos vegetais, pode ser uma boa fonte de proteínas. É o caso da popular combinação brasileira do arroz com feijão na quantidade certa – uma parte de feijão para duas de arroz – fornece energia (Obs.: essa energia está na forma de carboidratos - açúcares) e também uma fonte barata de proteína de boa qualidade. Isso acontece porque os cereais, como o arroz, são ricos nos aminoácidos que faltam nas leguminosas, e vice-versa. O arroz é rico nos aminoácidos metionina e triptofano, mas pobre nos aminoácidos lisina, leucina e isoleucina. Já o feijão é um alimento rico nos aminoácidos lisina, leucina e isoleucina, mas pobre nos aminoácidos metionina e triptofano.

 

Essa complementação vale, geralmente, para outras combinações entre cereais e leguminosas, por exemplo, macarrão, fubá ou farinha de mandioca com feijão, lentilha, ervilha ou soja.

 

O fato de essas combinações já serem feitas antes de as análises químicas apontarem a razão dessa complementação mostra que, às vezes, o conhecimento cotidiano se antecipa ao conhecimento científico - um tema discutido em Filosofia.


Caríssimo aluno (a), ao ler este texto, faça agora a Atividade da Recuperação Final de Biologia, pois as respostas desta atividade se encontra neste texto na qual você leu. Para você fazer a atividade, volte para a página principal ou clique no link abaixo de acordo com sua série:


1º ANO (REGULAR): ATIVIDADE DE BIOLOGIA 1º ANO REGULAR - [CLIQUE AQUI]


1ª ETAPA (EJA): ATIVIDADE DE BIOLOGIA 1ª ETAPA EJA - [CLIQUE AQUI]