Reino Fungi

 

Os fungos são seres eucariontes (com carioteca), unicelulares ou pluricelulares e sem pigmentos fotossintetizantes.

Possuem uma parede celular de quitina e a sua reprodução normalmente envolve a participação de esporos, como ocorre entre os vegetais.

Os fungos se distinguem dos vegetais por não serem autótrofos e por armazenarem glicogênio como substância energética.

São heterótrofos por absorção, pois possuem uma digestão extracorpórea, eliminando, para o ambiente, enzimas que digerem o alimento, os quais, em seguida, são absorvidos.

Estruturas dos fungos

Os fungos pluricelulares são formados por células conhecidas por hifas.

O conjunto de hifas forma o micélio.

Existem dois tipos de hifas: as hifas septadas e hifas cenocíticas (ou asseptadas).

Hifas septadas: são divididas por paredes transversais, chamadas de septos.

Hifas cenocíticas ou asseptadas: são as que não contem septos, o que significa possuir um citoplasma comum ou ser multinucleada

Classificação dos fungos

FICOMICETOS: caracterizam-se por apresentarem hifas do tipo cenocíticas, ou seja, sem paredes transversais. Esses fungos podem ser aquáticos ou terrestres, tendo-se com exemplo de ficomicetos o bolor do pão.

ASCOMICETOS: os ascomicetos se caracterizam por apresentarem hifas em forma de saco, em cujo interior são produzidos esporos denominados ascósporos. No grupo dos ascomicetos estão incluídos os fungos do gênero Saccharomyces, Penicillium e Aspergillus, entre outros.

BASIDIOMICETOS: os basidiomicetos são conhecidos como cogumelos-de-chapéu, orelhas-de-pau, entre outros. O corpo de frutificação é denominado de basidiocarpo e assemelha-se a um chapéu, o qual é constituído por várias hifas férteis denominadas basídios.