Ligações Químicas
Poucos são os átomos isolados, ou seja, que não se encontram ligados a outros átomos. Os átomos que se encontram isoladamente ou que não possui ligações químicas são os átomos do grupo dos gases nobres (Hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio), ou seja, cada átomo dos gases nobres não forma moléculas. Desta forma podemos dizer que é muito difícil encontrar um átomo que esteja “sozinho” e não ligado a outro átomo, pois a única exceção são os gases nobres. Também, podemos concluir que a finalidade das ligações químicas entre os átomos acontece para dar mais estabilidade a cada átomo que está unido ou ligado.
Tipos de ligações
químicas: Existem três tipos de ligações químicas: ligação iônica, ligação
covalente e ligação metálica.
Ligação iônica
ou eletrovalente
A ligação iônica ocorre entre
átomos quando um deles perde elétron e o outro átomo ganha elétron.
Para entendermos melhor, vamos usar como exemplo a ligação química do tipo iônica entre o átomo de sódio e o átomo de cloro. Quando existe uma aproximação entre o sódio e o cloro, um elétron do sódio passa para o cloro, ou seja, o sódio perde elétron enquanto que o cloro ganha um elétron. Desta forma o sódio e o cloro ficam unidos por ligação iônica. E nesta união do sódio e cloro forma um retículo cristalino. A união do sódio com cloro por ligação iônica forma-se o famoso sal de cozinha. Resumindo: o retículo cristalino é quando dois ou mais átomos estão unidos ou ligados por ligação iônica.
Ligação
covalente
Outra maneira para os átomos se
unir é fazer um compartilhamento de pares de elétrons de um átomo, com outro
átomo. Neste caso, nenhum átomo ganha ou perde elétron, mas sim, compartilham.
Vamos utilizar como exemplo dois átomos de hidrogênio. Sabemos que cada átomo de hidrogênio possui apenas um elétron, os dois átomos de hidrogênio ficaram unidos entre si por causa que ambos compartilham os seus elétrons. Desta forma o par de elétrons passará a pertencer a ambos os átomos formando assim uma molécula. Resumindo: a molécula é quando dois ou mais átomos estão unidos ou ligados por ligação covalente.
Ligação metálica
Como o próprio nome já diz,
ligação metálica é o tipo de ligação que ocorre entre átomos de elementos
classificados como metais, como por exemplo, a união de vários átomos de Ferro,
a união de vários átomos de alumínio e etc. Quando os átomos dos grupos dos
metais estão unidos entre si, recebem o nome de ligas metálicas.
Resumindo: liga metálica é quando dois ou mais átomos estão unidos ou ligados
por ligação metálica.