Introdução à Genética
Como a célula é a unidade fundamental de todo ser vivo, ou seja, todo ser vivo tem célula. A célula então precisa de uma substância que o controla e diga as instruções para sua atividade vitais. Desta forma, esta substância de controle se encontra no núcleo de cada célula.
Dentro
do núcleo temos o ácido desoxirribonucleico conhecido pela abreviação de DNA. O
DNA do núcleo fica no formato de cromatina
quando a célula não está se dividindo. Desta forma a cromatina é formada por
dois pares de moléculas de DNA. O primeiro par da molécula de DNA é de origem paterna
e o segundo par da molécula de DNA é de origem materna. Com isso temos um par que
é formado por duas moléculas de DNA. Na célula humana, por exemplo, temos 23
pares de moléculas de DNA ou 46 moléculas de DNA. Desses 46, 23 DNA vem da mãe
através do óvulo e 23 DNA vem do pai através do espermatozoide.
Se pegarmos o primeiro par da molécula de DNA na qual está contido o DNA do pai e o DNA da mãe, veremos que em ambos o DNA tem um formato de uma longa fita dupla. E esta fita é formado por menores unidades conhecidos por nucleotídeos. Desta forma existe 4 tipos de nucleotídeos: adenina (A), timina (T), guanina (G) e citocina (C). Com isso a dupla fita de DNA fica unidas pelos nucleotídeos pois adenina se liga com a timina e a guanina se liga com a citosina. Se repararmos a fita dupla de DNA de origem paterna com a materna, veremos que ambas existem várias sequências de nucleotídeos, por exemplo: ATGCAATG... Esta sequência de nucleotídeos pode formar o gene. Desta forma o gene é a região da fita do DNA na qual estará escrita uma informação para uma determinada característica do ser vivo, por exemplo, se uma pessoa possui olhos verdes, é porque ela tem um gene relacionada a cor deste olho verde. E cada gene pode ser representado pela letra do nosso alfabeto: A, a, B, b, C, c... E esta característica “cor dos olhos” que podem ser verde, azul, castanho e etc... Nada mais é do que o fenótipo, ou seja, o fenótipo é a característica na qual o gene expressou. É referente ao gene que surgiu a Genética, ou seja, a parte da Biologia que estuda os genes.
Mas se observar, veremos que temos dois genes para a mesma característica ou seja o mesmo fenótipo, o gene do pai e o gene que vem da mãe. Desta forma, qual desses dois gêmeos irão se expressar? Para responder isto surgiu então as leis mendelianas proposta por Gregor Mendel. E será sobre as leis mendelianas que veremos na próxima aula com a famosa primeira lei e segunda lei de Mendel.