Compostos Inorgânicos: Água e Sais Minerais

 

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS

Prezado estudante, antes de começar sobre os Composto Inorgânicos (assunto que faz parte da Citoquímica da Biologia Molecular), devemos lembrar sobre os conceitos de átomo e molécula! Caso não lembre, segue a rápida explicação: átomo é a menor unidade ou menor partícula de uma matéria (matéria é tudo o que ocupa espaço, como exemplo, um grão de areia, caneta, água, animal, uma planta e etc.); já molécula é quando dois ou mais átomos estão unidos entre si.

Os seres vivos e a matéria bruta possuem basicamente a mesma composição química uma vez que os átomos são os mesmos. Do total de elementos que compõem quimicamente os minerais, cerca de um terço encontram-se, também, nos seres vivos. Assim, o mesmo elemento químico que constitui o minério de ferro é encontrado, também, na hemoglobina do nosso sangue, o mesmo cálcio que compõe o mármore é encontrado nos ossos dos animais; a mesma água que garante a vida no ambiente marinho e na água doce é encontrada no interior de todas as células.

Todos os seres vivos apresentam os elementos carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (0) e nitrogênio (N), além do fósforo (P) e do enxofre (S) como constituintes da sua matéria orgânica. São os chamados elementos essenciais à vida. Mas, além desses, podemos também encontrar uma grande variedade de outros elementos químicos, desempenhando funções específicas no corpo dos diversos seres vivos. Porém, os elementos químicos não se encontram isolados, mas formando os com postos ou substâncias químicas.

Os compostos que constituem os seres vivos es tão divididos em dois grupos, de acordo com a sua natureza: inorgânicos são os elementos que não possuem átomo de carbono (água, sais minerais) que também são encontrados livremente no mundo mineral, e orgânicos que são os elementos que possuem átomo de carbono (proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e ácidos nucleicos), que resultam da atividade metabólica das células.

Essas porcentagens de substâncias podem variar bastante conforme a natureza dos organismos. Por exemplo, nos animais há mais gorduras do que carboidratos, enquanto que nas plantas, devido às reservas de amido e presença de celulose na pare de celular, predominam os carboidratos.

 

COMPOSTOS INORGÂNICOS

 

Água (H20)

 

A agua é um dos agentes ionizantes mais conhecidos. Possui grande poder de dissolução, porque, sendo uma substancia polar dissolve outras que também sejam polares. Por isso, ela é conhecida, frequentemente, como o solvente universal.

É o componente principal da matéria viva, constituindo de 50 a 90% da massa dos organismos vivos. Essa porcentagem varia conforme alguns fatores, como a espécie e a idade do ser além da atividade metabólica dos tecidos. Exemplos:

Espécie: Uma água-viva, cnidário em forma de medusa, possui cerca de 95% de água em seu corpo, o ser humano cerca de 65%; certos fungos, 83%, esporos e sementes vegetais, estruturas mais desidratadas, entre 10% e 20%.

Idade: A porcentagem de água num organismo é inversamente proporcional à sua idade, isto é, quanto mais velho for o organismo, menor é o teor de água que ele possui.

Atividade metabólica do tecido: a porcentagem de água é diretamente proporcional à atividade metabólica de um tecido, isto é, quanto maior a atividade metabólica, maior é o teor de água desse tecido. Obs.: metabolismo ou atividade metabólica é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos seres vivos.

Isso se explica parque quanto maior for a atividade metabólica, maior será a produção de calor necessitando mais agua para absorver esse calor, regulando a sua temperatura. Isso explica também porque bebês necessitam de um teor de água maior do que pessoas mais velhas, visto que a atividade metabólica dos tecidos diminui à medida que envelhecemos

 

Propriedades e funções da água

 

A água é muito importante sob o ponto de vista biológico, devido ás suas propriedades físico-químicas. Entre elas podem-se citar:

Calor específico: muito alto. Como ela tem grande capacidade de absorver calor, atua na regulação da temperatura dentro das células e dos organismos, impedindo mudanças bruscas, que afetariam o metabolismo celular.

Poder de dissolução: muito grande. É, por isso, considerada o solvente universal. Por isso, ela é um excelente veículo de transporte, facilita a ocorrência de reações químicas, dissolvendo as moléculas dos reagentes, participando ainda da osmose. É o principal solvente no corpo dos seres vivos. Obs.: Osmose é a passagem do solvente (água) do meio onde estar em maior quantidade, para outro meio onde tem maior soluto (minerais e elementos químicos)

Tensão superficial: grande. Moléculas com cargas aderem fortemente as moléculas de água.

A água participa também das reações de hidrólise (quebra de moléculas maiores em moléculas menores, entrando água) como nos processos de digestão química dos alimentos.

 

Sais minerais

 

A água e os alimentos que você ingere trazem em sua composição uma certa porcentagem de elementos minerais que atuam principalmente como reguladores da atividade celular. Os sais minerais representam cerca de 1% do total da composição celular. Podem ser encontrados sob a forma insolúvel, entrando na composição de estruturas esqueléticas e de sustentação, como os ossos, nos vertebrados, ou os pólipos de corais, entre outras. Quando os sais minerais se encontram dissolvidos em água, formam os íons. É sob essa forma que eles desempenham a sua atividade reguladora fundamental. A seguir, relacionamos alguns dos principais íons de sais minerais com os seus respectivos papéis biológicos.

 

SAIS MINERAIS

FUNÇÕES (PAPÉIS BIOLÓGICOS)

Cálcio

Formação e manutenção de ossos e dentes.

Fósforo

Formação de ácidos nucleicos e ATP.

Potássio

Impulso nervoso, contração muscular.

Sódio

Equilíbrio hídrico, impulso nervoso.

Cobre

Formação da hemoglobina.

Cloro

Composição do suco gástrico.

Manganês

Absorção de nutrientes.

Iodo

Funcionamento da tireoide.

Zinco

Cicatrização e metabolismo de carboidratos e proteínas.

Ferro

Composição da hemoglobina.

Selênio

Funcionamento da Vitamina E.

Manganês

Contração muscular e composição da clorofila (nas plantas)