Átomo
O que é um átomo? Vamos imaginar um exemplo prático de uma folha de papel. Se pegássemos uma folha de papel e triturássemos até um momento que não iríamos enxergar nada, iremos chegar na menor unidade da folha de papel. Desta forma, a folha de papel e demais objetos e serem vivos são formados por pequenas unidades chamados de partículas conhecidas pelo nome de átomo, ou seja, o átomo é a menor unidade de uma matéria e a matéria é tudo aquilo que ocupa espaço em um lugar (no caso a folha de papel é uma matéria).
Os átomos estão em todos os lugares! Tudo que está na Terra e em outros planetas são feitos de átomos. Em uma gota d’água existem bilhões de átomos. E quando dois átomos ou mais estão unidos, formam-se uma molécula. Desta forma a molécula é a união de dois ou mais átomos.
Como o átomo está dividido? O átomo está dividido em duas partes: a primeira parte é a eletrosfera e a segunda parte é o núcleo (o núcleo é conhecido também por núcleo atômico).
- · Eletrosfera: na eletrosfera temos sub partículas conhecidos por elétrons. Os elétrons possuem carga negativa.·
- Núcleo: dentro do núcleo do átomo temos sub partículas: os prótons e os nêutrons. Os prótons possuem carga positiva e os nêutrons não possuem carga.
Desta forma, podemos imaginar que em uma matéria, por exemplo em uma gota d’água, existem bilhões de moléculas, e cada molécula possui átomos Unidos entre si, e cada átomo é feito de Sub partículas de prótons e nêutrons (localizados no núcleo do átomo) e elétrons (localizado na eletrosfera).
Para que serve a quantidade de elétrons? A primeira utilidade dos elétrons será para diferenciar os átomos. Por exemplo o átomo de hidrogênio possui apenas 1 elétron enquanto que o átomo de oxigênio possui 8 elétrons. Desta forma, se um químico ou cientista encontrar um átomo qualquer e este átomo possuir 8 elétrons, pode-se dizer que este átomo é o átomo do oxigênio, pois só o oxigênio possui 8 elétrons.
Outros exemplos de átomos... O hidrogênio possui 1 elétron. Já o átomo de Hélio possui 2 elétrons. O átomo de berílio possui 4 elétrons enquanto que o átomo de oxigênio possui 8 elétrons.
Diferença de um átomo para outro: número de elétrons! Como cada átomo tem a quantidade exata de elétrons na eletrosfera, criou-se então a tabela periódica dos elementos químicos para poder organizar, de forma crescente, os átomos de acordo com a quantidade de Sub partículas (elétrons). Nesta tabela qualquer pessoa sabe quantos elétrons tem em cada átomo de um elemento químico. Para isso, basta observar o número que fica acima de cada letra, exemplo:
Neste exemplo, vemos que a letra H (átomo de hidrogênio) possui 1 elétron, enquanto que a letra Li (átomo de lítio) possui 3 elétrons. Na tabela periódica, os nomes dos elementos químicos estão representados por letras do alfabeto, a primeira letra sempre é escrito em maiúsculo, enquanto que a segunda letra em diante (caso tiver) sempre se escreve com letra minúscula, por exemplo: H - Hidrogênio; Fe - Ferro; Au – Ouro; – Obs.: alguns elementos, como ouro, estão escritos pelo idioma latim, no caso o Ouro é Aurum, por isso que se escreve Au para representar o ouro.
Veja então a tabela periódica abaixo:
Prezado (a) aluno (a), após ler este texto, faça a Atividade 01 de Química referente a esse assunto no seu caderno! Lembre-se que as respostas para esta atividade estão neste texto acima que você acabou de lê. Você também pode consultar a tabela periódica para responder a questão 3 desta atividade. A tabela periódica está abaixo do texto na qual você acabou de ler anteriormente. Responda a Atividade 01 no seu caderno e tire uma foto em seguida para poder me enviar pelo WhatsApp. Boa atividade! Para fazer esta Atividade 01 de Química, clique no link abaixo: